segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PROJETO SEMEANDO

Os alunos da ESCOLA ESTADUAL ZICO BARBOSA estão envolvidos com o projeto SEMEANDO, o qual traz contribuições inegáveis à formaçao dos alunos, notadamente, no que tange ao meio ambiente. Veja as imagens abaixo sobre o desenvolvimento do projeto semeando.














quarta-feira, 22 de setembro de 2010

VISITA GUIADA AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE ONÇA DE PITANGUI

No dia 02 de setembro de 2010, às 15 horas, os alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I participaram da visita guiada à Igreja Matriz de Sant’Ana de Onça de Pitangui, com o objetivo precípuo de se conscientizarem quanto à preservação dos bens culturais através do conhecimento in loco da história dos mesmos.
Inicialmente, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através da diretora do DEMEC Alice Pereira Duarte Morato, em parceria com a Escola Estadual Zico Barbosa, criou as estratégias de visitas guiadas para que os alunos, difusores de conhecimentos e informações, cidadãos potenciais, pudessem conhecer com “novos olhares” o patrimônio local e, a partir daí, preservá-lo.
Além de se promover uma aula acerca do contexto histórico da fundação da igreja matriz, associando-a às bandeiras dos séculos passados – notadamente com ênfase à religiosidade portuguesa – convidou-se o artista plástico Giancarlo Scapolatempore para proferir na própria igreja uma palestra sobre a arte sacra e as artes contemporâneas. Há um acervo muito grande de obras contemporâneas e sacras na igreja matriz que foram feitas pelo artista.
O artista plástico Giancarlo Scapolatempore apresentou um breve histórico das artes no Brasil, ressaltando as nuances, as texturas, as diferenças de tintas, a importância da química na produção das mesmas. Scapolatempore esclareceu para os alunos que a arte tem duas visões fundamentais: o ponto de vista do pintor – que exterioriza nas pontas dos dedos o que há de melhor no seu íntimo – e a leitura que o observador faz, levando-se em consideração a sua formação e a visão crítica da realidade.
Após as noções iniciais e necessárias acerca do conteúdo das artes, o artista plástico comparou obras acadêmicas às contemporâneas. Mostrou para os alunos – os quais demonstraram um interesse exacerbado – os pormenores dos quadros e as possíveis leituras sobre a trajetória de Jesus Cristo em sua missão. Os alunos puderam decifrar enigmas e perceber os aspectos simbólicos presentes. No encerramento, Scapolatempore fez questão de justificar a necessidade de se preservar o patrimônio - em suas diversas modalidades – como garantia de perpetuação da cultura de um povo. Diante de tanto argumento histórico e cultural demonstrado, os alunos mudaram sua visão sobre o que é patrimônio e a necessidade urgente de se preservar aquilo que é uma eterna herança sociocultural.

























segunda-feira, 20 de setembro de 2010

AULAS ESPECIALIZADAS DE ARTE

A PARTIR DE SETEMBRO DE 2010, OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL, ATRAVÉS DE UMA PARCERIA ESCOLA-PREFEITURA MUNICIPAL DE ONÇA DE PITANGUI, ESTÃO TENDO AULAS DE ARTES ESPECIALIZADAS COM O PROFESSOR E ARTISTA PLÁSTICO GIANCARLO SCAPOLATEMPORE. O PROJETO ENVOLVE VÁRIAS MODALIDADES ARTÍSTICAS, INCLUSIVE DANÇA. PERCEBEU-SE JÁ UM AVANÇO NA PARTE ACADÊMICA E NA AUTOESTIMA DOS ALUNOS.
CONFIRA AS IMAGENS A SEGUIR.